terça-feira, 10 de agosto de 2010



ASSUNTO: REVOLUÇÃO DE 1930 e a ERA VARGAS


I - A REVOLUÇÃO DE 1930



FATORES

Crise do café agravado com a crise de 1929 - A Crise de 1929 uma crise norte-americana que atingiu todo o mundo capitalista devido ao papel hegemônico dos Estados Unidos na economia mundial – teve reflexos graves no Brasil, pois os preços do café no mercado internacional caíram, bem como as exportações. Os estoques acumulavam. Vendendo pouco a receita caía, impedindo que o governo pagasse suas dívidas e investisse nos mais diversos setores.
Tenentismo – movimento de critíca ao governo e a situação do país, recebeu apoio das classes médias urbanas.
A quebra da política do café-com-leite: Sem avaliar a gravidade do momento histórico, o presidente Washington Luis rompeu com a política do café-com-leite, indicando um candidato presidencial paulista Julio Prestes, sepultando assim as ambições presidências do mineiro Antonio Carlos Ribeiro de Andrada.
Este, mais João Pessoa, presidente da Paraíba, resolveram apoiar a candidatura do gaúcho Getulio Vargas, criando uma chapa de oposição a chamada “Aliança Liberal”, que tinha como principais bandeiras: voto secreto, justiça eleitoral, voto feminino, anistia, estabelecimento de jornada de trabalho de oito horas.
É evidente que não existiam diferenças essenciais entre as duas candidaturas, pois, enquanto Julio Prestes representava os interesses da oligarquia cafeeira, Vargas defendia as aspirações das oligarquias que estavam alijadas do poder.
Os tenentes apoiavam as candidaturas de Vargas e João Pessoa, com exceção de Luis Carlos Prestes, que aderira ao marxismo e assinalava que Vargas, João Pessoa, Antonio Carlos e outros faziam parte das oligarquias das classes dominantes. Se eleitos beneficiariam apenas as elites e não os operários e camponeses.
Os efeitos da Crise de 1929 se faziam sentir; o povo estava descontente, desesperado, não deseja apenas mudanças de governo, mas sim mudanças sociais profundas. A Revolução social parecia estar em marcha,
as eleições foram realizadas e, como de hábito, houve fraude, só que de ambos os lados, porém a vitória de Julio foi relativamente fácil.
Aparentemente os derrotados aceitaram os resultados das eleições, contudo fatos novos iriam acirrar ainda mais os ânimos. Em 26 de julho de 1930, em uma confeitaria do Recife, João Pessoa foi assassinado. O homicídio foi motivado uma questão regional da política local paraibana. Apesar disso, houve uma grande comoção popular. A oposição aproveitou o clima para atacar o presidente Washington Luis.
Diante desse fato, Antonio Carlos de Andrada, presidente do PRM, reuniu a oposição e demonstrando uma grande lucidez política disse a célebre frase “Façamos a Revolução antes que o povo a faça!”
A partir da análise da frase de Antonio Carlos de Andrada, percebe-se que a chamada Revolução de 1930 foi o movimento sem a participação popular e sim um golpe, pois o presidente Washington Luis foi deposto por uma junta militar , Julio Prestes não toma posse e Getúlio Vargas é colocado no poder, iniciando assim a ERA VARGAS, que contextualizaremos a seguir .


Nenhum comentário:

Postar um comentário